Correio Popular Notícia


JI-PARANÁ
Bosques dos Ipês aprova ação da Cruz Vermelha

Data da notícia: 2017-04-28 18:23:52
Foto: Assessoria/Divulgação
Equipes da Cruz Vermelha promovem mutirão de saúde e cidadania para os moradores

Líder comunitário e moradores da comunidade dos bairros Bosque dos Ipês I e II, em Ji-Paraná, ficaram satisfeitos com a ação da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), no feriado de Pascoa, no último fim de semana.

Foi a primeira edição realizada pela entidade no município e teve o apoio e parceria da equipe da Associação de Moradores do Bairro Bosque dos Ipês (ASMOBI).

Profissionais voluntários de saúde realizaram atendimentos na estrutura montada na principal avenida do bairro. Eles aferiram pressão e glicemia, além de transmitir noções de saúde.

Houve ainda simulações educativas para que a população saiba como proceder em casos como engasgos, afogamentos e convulsões, feitas por bombeiros civis e também voluntários.

O atendimento em barracas e tendas montadas na avenida principal do bairro teve início às 14 horas. Entre os serviços oferecidos houve aferição de pressão, corte de cabelos, impressão de currículos, distribuição de kits escola e higiene, palestras para o primeiro emprego e sobre o câncer de mama e orientações jurídicas.

Houve ainda conscientização com farmacêuticos quanto ao uso de medicamentos, teste de glicemia capilar e hepatites, planejamento financeiro e recreação infantil. Além de palestras sobre saúde em geral.

De acordo com o pastor Rinaldo Gonçalves, presidente da ASMOBI e coordenador do “Projeto Mãos Que Ajudam” em Ji-Paraná, o objetivo da ação de solidariedade foi prestar orientações de saúde e cidadania e tornar a Cruz Vermelha mais conhecida no município.

Durante o mutirão, foi possível avaliar, junto à comunidade, o interesse para realização posterior de um curso de instrutor de primeiros socorros. Com a certificação, o instrutor poderá capacitar pessoas da comunidade sobre o tema e dar aulas em academias e empresas.

“Teremos à disposição profissionais especializados para atendimento ao público. Nesse evento conseguimos beneficiar mais de mil pessoas com os serviços”, explicou Rinaldo Gonçalves.

A moradora Maria José Souza considerou que a ação foi útil à população por permitir acesso a serviços públicos de saúde. “Tem muita gente aqui que precisa”, assegurou.

“É um serviço mais educativo do que curativo. A ideia é tornar a população para evitar certas doenças e acidentes”, explicou o coordenador estadual de Operações e Projetos Sociais, Ítallo Janses Mangabeira da Silva.

“Não é costume a gente fazer em tão pouco tempo, mas preparamos em 10 dias esse Peps. Foi uma experiência para aprender a fazer na adversidade. A motivação dos voluntários da Cruz Vermelha nos instigou a fazer esse desafio”, afirmou pastor o pastor. Ele também agradeceu aos parceiros da comunidade, que tornaram possível o evento.

Projeto Mãos Que Ajudam
O projeto atende moradores dos dois bairros e tem como coordenador o pastor Rinaldo Gonçalves que é um dos professores de educação física e o treinador responsável pelo condicionamento físico, disciplina e também pela educação. Para participar do projeto, as crianças se comprometem a tirar boas notas na escola e ter bom comportamento em casa.

“A nossa exigência para participar do projeto é estudar, manter uma boa média na escola e ter um bom comportamento em casa com os pais”, explicou pastor.

O Projeto Mãos Que Ajudam também atende à comunidade com cestas de alimentos e verduras, quando consegue doações. O projeto só é possível, lembra o pastor, graças à colaboração das empresas Posto Monte Castelo, Machadão, Pemaza, Dydyo, Eucatur, Casa Sogra, Farmácia Monte Castelo, Posto Monte Sinai, Pimentel Turismo, Lojas Colcci, entre outros.

“Esse projeto foi proposto de Deus ao meu coração para levar entretenimento às pessoas necessitadas”, ressaltou Rinaldo Gonçalves.

Fonte: Josias Brito






Noticia vista 167 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.